quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Urbanização e urbanismo: o verde em debate

Daniel Torrieri

Conceitos distintos, urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Urbanismo é a atividade relacionada ao estudo, regulação, controle e planejamento da cidade e da urbanização. A partir da década de 1950, esse processo no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado. Isso se deve às políticas desenvolvimentistas e ao processo de industrialização.

Em Ribeirão Preto, áreas verdes estão sendo rapidamente substituídas. Sem controle, sem cobrança ou fiscalização, estas áreas se tornam cada vez menores, diminuindo benefícios que estas áreas trazem ao convívio nas cidades, como abrigo à fauna da região, controle da poluição do ar e acústica, aumento do conforto ambiental, estabilização do solo por meio das raízes das plantas, equilíbrio da umidade do ar, proteção de mananciais e nascentes de riachos e córregos, recreação, diversificação da paisagem e valorização do ambiente.

O inchaço das cidades gera conseqüências desagradáveis ao meio-ambiente e, diretamente, ao clima. A expansão imobiliária não é totalmente planejada. Parques, praças, áreas livres são substituídos por loteamentos, condomínios (residenciais e comerciais) ou lotes, sem o devido planejamento, sem o reconhecimento destas áreas verdes como áreas necessárias ao urbanismo planejado, com qualidade de vida e respeito ao ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário